Termogênico. Essa é a resposta caso esteja procurando alternativas saudáveis que auxiliem seu corpo a funcionar melhor e ter mais energia. Hoje preparamos um material para você com as informações mais importantes sobre esse assunto e, ainda, te trazer alternativas práticas e saudáveis. Continue lendo para descobrir!
O QUE SÃO OS TERMOGÊNICOS?
Como o próprio nome já indica, os termogênicos aumentam a produção térmica, isto é, o calor dentro do corpo para queimar mais gordura e gerar energia. Esse processo já ocorre naturalmente, mas é possível aumentá-lo através de alimentos e suplementos termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo, ampliando o gasto na queima de calorias. Esse processo também melhora o desempenho da prática de exercícios, o que é uma ótima notícia para quem tem a intenção de perder peso de forma saudável.
Mas as boas notícias não param por aí! Os termogênicos ainda têm muito mais a nos oferecer, e os resultados dos estudos a respeito comprovam cada vez mais essa contribuição para a saúde.
QUAIS SÃO OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS?
Diversos alimentos que fazem parte da família dos termogênicos são acessíveis e podem até ser encontrados em supermercados ou lojas de alimentos naturais.
A seguir, vamos listar alguns alimentos termogênicos e seus principais benefícios:
Água
É isso mesmo! Tão fácil, acessível e refrescante, a água é fundamental para ajudar o nosso corpo de muitas maneiras e, se consumida regularmente, vai ajudar o metabolismo a funcionar bem. E mais: se for água gelada, os benefícios serão ainda maiores, pois o corpo precisará trabalhar mais e gastar mais energia para equilibrar a temperatura.
Café
Sim, tem outra bebida maravilhosa e super amada pelos brasileiros nesta lista. O café também possui propriedades termogênicas e, se consumido de forma moderada, oferece muitas vantagens. A cafeína, um composto bioativo, é um estimulante natural que favorece o desempenho na prática de exercícios e atividades físicas, proporcionando maior resistência muscular.
O café ajuda a melhorar a agilidade cerebral. Suas propriedades atuam sobre o sistema nervoso simpático e favorecem todo o processo da vasodilatação, o que melhora a capacidade respiratória, retarda a fadiga e aumenta os níveis de energia.
Mas quanto café é recomendável consumir? Cerca de 4 xícaras pequenas por dia já são suficientes para usufruir de suas vantagens.
Mas atenção: algumas pessoas apresentam intolerância à cafeína. Nesses casos, é importante evitar o consumo de café e de outros alimentos que contenham essa substância.
Aproveite e conheça o Termogênico Pré-Treino em cápsulas da Fórmula Equivalente, desenvolvido com extratos naturais para potencializar suas atividades físicas, proporcionando mais disposição e aumento do gasto calórico, além de ajudar o corpo a eliminar toxinas e favorecer a redução de medidas. Saiba mais e como adquirir clicando aqui.
Chá de hibisco
Se você não faz parte do #timecafé, não se preocupe! O chá de hibisco, além de ser delicioso, também ajuda a acelerar o metabolismo e favorece a queima de calorias. Também possui propriedades antioxidantes, que protegem as células contra a ação nociva dos radicais livres e ajudam a evitar o acúmulo de gordura.
Chá verde
Outra boa opção é o chá verde, que ajuda a liberar os ácidos graxos presentes no tecido adiposo e possui ação diurética, necessária para eliminar toxinas do corpo.
Aveia
Conhecida principalmente por ser rica em fibras, a aveia ajuda o corpo a gastar mais energia no processo de digestão, e elimina mais gordura. Além disso, fica deliciosa quando adicionada no preparo de diversas receitas, como bolos, biscoitos, panquecas ou até mesmo na vitamina, suco, iogurte ou diretamente sobre a fruta. Cerca de 3 colheres de sopa de aveia ao dia já são suficientes. É importante sempre ingerir bastante líquido para auxiliar na ingestão desse alimento.
Cacau
Rico em vitaminas e minerais, o cacau também é um termogênico. Ajuda a melhorar o foco e estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, melhorando o humor e dando mais disposição.
A quantia ideal são duas colheres por dia, que podem ser adicionadas no preparo de bolos, panquecas, bebidas, frutas, leite, entre outros.
Alho
Além de ser um tempero delicioso, o alho é um termogênico natural e favorece o metabolismo durante o processo de ingestão. Especialistas afirmam que pode ajudar no controle da obesidade e na redução da adipogênese. Os compostos do alho também ajudam a promover a disposição física e mental e fortalecem o sistema imunológico.
Canela
Encontrada tanto na forma de chá quanto em pó, a canela ajuda a aumentar o gasto calórico do corpo e possui ação anti-inflamatória.
Cúrcuma
A cúrcuma apresenta propriedades termogênicas, além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória, e ajuda a prevenir diversas doenças. Pode ser consumida em forma de chás, como tempero em pó e até como suplemento em cápsulas.
Aproveite para conhecer 15 benefícios da Cúrcuma, acessando o nosso blog!
Gengibre
Essa raiz é da mesma categoria da cúrcuma e, de forma semelhante, é um ótimo termogênico. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e analgésica. Pode ser consumido na forma de chá e tempero.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã também é um termogênico, pois ajuda a aumentar a temperatura do organismo e a aumentar o gasto calórico. Além disso, possui diversas vitaminas e minerais.
Nozes
Além de também serem termogênicas, são deliciosas e ricas em fibras, proteínas, ácidos graxos, entre outras propriedades.
QUAIS CUIDADOS DEVO TOMAR AO CONSUMIR TERMOGÊNICOS?
A importância desses alimentos é notória, mas é preciso tomar certos cuidados. O fato de um alimento ser termogênico não significa que se pode comer deliberadamente, sem restrição. Por exemplo, pessoas hipertensas precisam se atentar, pois o consumo excessivo de alimentos desse tipo pode trazer consequências. Mesmo se não houver quadro de pressão alta, pode haver efeitos colaterais como dor de cabeça, tontura, vertigem, problemas com sono, entre outros.
Outro cuidado importante é combinar a ingestão desses alimentos e bebidas saudáveis com um estilo de vida equilibrado, isto é, com dieta balanceada e atividades físicas regulares.
Consulte um médico antes de fazer mudanças no estilo de vida, pois uma orientação profissional ajudará a tomar o caminho certo para alcançar seus objetivos.
Fontes Consultadas: Tua Saúde | Cidade Verde | Revista Brasileira de Nutrição Esportiva (RBNE) | eCycle | Portal Dicas de Saúde
Imagem de azerbaijan_stockers no Freepik