Certamente você já ouviu falar sobre o colágeno. A substância produzida naturalmente pelo nosso corpo que é a responsável pela firmeza e elasticidade na nossa pele, cabelos e unhas.
Mas afinal, para o que Colágeno tipo II? Ele é um componente que auxilia das dores articulares. Além disso, ele contribui na preservação da integridade de ossos, cartilagens e tendões.


É comum, na medida em que vamos envelhecendo, o corpo diminua produção natural do colágeno. E muitas vezes, a suplementação é necessária.
Mas antes de conhecermos todos os seus benefícios, vamos descobrir quais os tipos de colágenos e para o que servem.

colágeno tipo II

Tipos de Colágenos


• Colágeno tipo I
O colágeno tipo I também é conhecido como colágeno hidrolisado. Ele é uma proteína extraída de ossos e cartilagens de animais, como frangos e bois.
Durante o processo de fabricação, há uma ruptura de moléculas em partículas reduzidas que ajudam o organismo na hora da absorção.
O hidrolisado é indicado para:
- Melhorar a firmeza da aparência da pele;
- Fortalecer cabelos, unhas e articulações;
- Tratamento para osteoporose;
- Melhorar a pressão arterial;
- Prevenir úlceras gástricas.
É recomendado o consumo de 10g de colágeno hidrolisado diariamente. Ele pode ser consumido diluído em agua ou suco. A combinação com vitamina C potencializa os resultados.

• Colágeno tipo II

O colágeno tipo II é uma proteína produzida em laboratório. Muito semelhante ao natural do organismo, ele é produzido a partir de fibras de colágeno da cartilagem dos ossos de frangos e bovinos.
Na produção do colágeno tipo II, todas as propriedades originais da proteína são mantidas, exceto ao fato de não hidrolisá-la, ou seja, não há quebra.
Ela é indicada para: 
- Artrite e osteoartrite;
- Artrose e osteoartrose;
- Artrite reumatóide;
- Lesões nas articulações;
- Lesões de cartilagem.

Um dos grandes benefícios do colágeno tipo II é que além de ajudar no tratamento de algumas doenças, ele pode ajudar a preveni-las. Principalmente, para pessoas que praticam atividades físicas intensas e de alto impacto, como corridas e crossfit.

Diferenças entre o Colágeno I e II


A diferença entre eles está na finalidade. O colágeno hidrolisado (Tipo I) tem finalidade mais estética, que cuida da aparência da pele, unhas e cabelos. O Colágeno não-hidrolisado (Tipo II) é mais específico para articulações, mantendo a integridade e prevenindo doenças causadas pela falta dessa proteína no corpo.


Outro ponto a ser destacado, é a quantidade de suplementação diária de cada um. Enquanto o colágeno hidrolisado a indicação é de 10g por dia, o colágeno não hidrolisado, 40mg já é suficiente. Essa diferença de dosagem se dá por conta do colágeno tipo II ser muito mais concentrado, assim proporcionando os resultados desejados em menores quantidades.
Mas é sempre bom indicar e lembrar que a proporção recomendada depende da idade da pessoa o objetivo da suplementação em si. Somente um profissional qualificado pode indicar.

Como agem no organismo

Vamos conhecer agora, como eles agem no nosso organismo.


Como age o colágeno tipo I?
Sua principal função, é repor a proteína perdida pelo organismo por conta do avanço da idade. Por volta dos 30 anos começa o processo de perda de colágeno. E a partir dos 50 anos o nível de proteína no organismo tornam-se muito baixas.
Como já mencionamos, o colágeno hidrolisado ajuda a regenerar os tecidos da pele, previne rugas, flacidez, envelhecimento precoce e impede o enfraquecimento e quebra de unhas e cabelos.

Como age o colágeno tipo II?
Ele atua na reposição do colágeno perdido nas articulações e combate o processo inflamatório nessas regiões.
Ele é indicado, de modo geral, para recuperação de movimentos, reconstrução de cartilagens e melhora na saúde das juntas. Além disso, contribui para ossos e músculos mais resistentes e firmes.

Quando tomar o Colágeno Tipo II

Ele pode ser consumido por pessoas de todas as idades que sofrem com alguma doença ortopédica articulares. E também, por quem pratica exercícios físicos intensos. Mas vale lembrar que a indicação e a dosagem devem ser prescritas por um profissional capacitado. Para assim garantir a certeza de bons resultados.

O colágeno tipo II é encontrado em farmácias de manipulação. Aqui na Fórmula você encontra o colágeno não-hidrolisado. Entre em contato para saber mais.