A passiflora é uma planta originada no sul da América do Norte, o seu uso é bem antigo e seus benefícios para a saúde são extensos. Passiflora é o nome científico para a flor do maracujá, porém existem diversas espécies. Algumas são conhecidas pelas flores admiráveis, outras pelas frutas comestíveis e saborosas.
Ela é uma planta medicinal e conhecida pelos seus benefícios terapêuticos, é utilizada para tratamento de ansiedade, estresse e insônia.
Benefícios da Passiflora:
Ela é indicada para o tratamento de quadros leves de ansiedade e insônia, pois possui uma ação calmante. Também serve para reduzir inflamações, sintomas da menopausa, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Os efeitos ocorrem pela composição de flavonoides que em conjunto com outras substâncias, como alcaloides, proporcionam ações depressoras no sistema nervoso central (SNC), contribuindo para o efeito sedativo e tranquilizante.
Dentre os já citados, listamos os benefícios mais relevantes da passiflora:
Humor Equilibrado:
Com o seu efeito relaxante e calmante, diversos estudos confirmaram que ela é muito eficaz para promover um humor equilibrado e sem nenhum efeito colateral prejudicial.
Ao contrário, de muitos medicamentos que possuem efeitos colaterais nocivos e incômodos, como tontura por exemplo. A passiflora pode ser uma alternativa por ser mais suave, inclusive ela pode ser combinada com outras ervas calmantes.
Melhora do sono:
Foi comprovado em estudos com pacientes com transtorno bipolar que a passiflora melhora o sono. Através da ação calmante, a insônia pode ser amenizada.
Reduz sintomas da menopausa:
Os sintomas mais comuns da menopausa, como as ondas de calor e suadores noturnos são amenizados com o tratamento feito com a passiflora. Além disso, ajuda nas dores de cabeça, a raiva, depressão, insônia. Ela é uma ótima alternativa à terapia hormonal convencional.
Ela tem a capacidade de aumentar o GABA, uma substância química do cérebro, que é diminuído na menopausa e, ele está associado à sensação de ansiedade e depressão. Assim, a passiflora diminui a atividade de algumas dessas células cerebrais indutoras de depressão. Ela também ajuda a reduzir os fogachos, que são conhecidas como ondas de calor.
Ajuda a baixar a pressão arterial:
Através de estudos realizados pelo Journal of Nutritional Biochemistry, ficou evidente a redução dos níveis de pressão arterial com o uso da passiflora.
Possivelmente por causa de suas propriedades promotoras de GABA do extrato. O extrato elevou o grau de uma enzima antioxidante e reduziu graus de lipídios oxidados.
Redução da ansiedade:
Com alguns dos compostos presentes na passiflora, ela ajuda a reduzir a ansiedade.
Como ela aumenta o GABA, que é uma substância química no cérebro, a atividade de algumas células cerebrais que podem causar a ansiedade é reduzida e traz um relaxamento.
Entre estudos realizados, ela ajudou pacientes com transtorno de ansiedade com eficiência e outro estudo envolvendo crianças foi reduzido após o uso dos extratos vegetais, incluindo a passiflora combinada com a erva de São João e raiz de valeriana.
Ajuda nos sintomas de TDAH:
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um distúrbio do cérebro que manifesta sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade que interfere no desenvolvimento. A planta pode diminuir os sintomas da TDAH mas é importante verificar com o médico de confiança.
Redução de inflamação:
As inflamações causadoras de doenças, podem ser reduzidas com ela. Pesquisadores evidenciaram evidenciada após análises do teor de fitonutrientes e antioxidantes das espécies P. tenuifila e P. setacea. E o alto nível de compostos fenólicos mostrou a poderosa atividade antioxidante do extrato da planta.
Alivio de sintomas da abstinência:
Para quem deseja parar de fumar mas tem medo dos sintomas da abstinência, a passiflora pode ajudar a reduzi-las.
Ajuda a acalmar o estômago:
Algumas pesquisas indicaram que a passiflora se mostrou eficaz para tratamento de ulceras estomacais.
Pode ajudar a emagrecer:
Existem afirmações por parte de alguns profissionais que a passiflora pode auxiliar na perca de peso. Isso é possível porque a passiflora reduz o estresse e a ansiedade e essa condição pode causar indiretamente uma diminuição nos níveis de cortisol, o que é conhecido como o hormônio do estresse.
O cortisol atua na regulação da produção de energia do corpo e está associado ao acúmulo de gorduras. Isso ocorre devido a uma mensagem que o hormônio envia para o corpo dizendo que precisa de mais energia, mesmo que as muitas calorias já ingeridas não tenham sido usadas.